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Aproveite esta oportunidade para compartilharmos informações, textos, ideias e reflexões a respeito do processo de ensino e aprendizagem.
O conteúdo deste blog é direcionado a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições públicas e particulares de ensino, além de psicopedagogos, pais e interessados na prevenção contra problemas de aprendizagem.

Pense Nisso!


Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos
(Provérbio antigo)

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quarta-feira, 20 de maio de 2009

ESTIMULANDO A ATENÇÃO E O RACIOCÍNIO: VAMOS BRINCAR?

Seus alunos também gostarão desses desafios. Experimente! Diga a eles: "Eu duvido que alguém vai acertar...!"
Pronto! Já estarão motivados. E essa dica serve para qualquer conteúdo de qualquer disciplina, principalmente matemático, e especialmente quando o professor quer aplicar novos conteúdos.
Esse recurso estimula e auxilia no desenvolvimento do raciocíno.
Vamos tentar?




1. A TRAVESSIA:
Três missionários e três índios querem atravessar o rio numa barca que só comporta três pessoas. Somente os índios sabem remar. Se em qualquer momento, quer na barca, quer nas margens, os missionários ficarem em número inferior ao dos índios, estes os comerão.
Como se processará a travessia, de modo que nenhum missionário seja comido?




2. A CORDA:
Uma corda corre por cima de uma roldana com um peso numa ponta e um macaco de igual peso na outra.
A corda pesa 250 gramas por metro e a idade do macaco e da mãe do macaco somam 4 anos.
O peso do macaco é, em quilos, igual à idade da mãe do macaco, em meses, e o macaco tem o dobro da idade que o macaco tinha, quando a mãe do macaco tinha a metade da idade que o macaco terá quando o macaco tiver 3 vezes a idade que a mãe do macaco tinha quando a mãe do macaco tinha 3 vezes a idade do macaco.
O peso do peso mais o peso da corda é 50% maior que a diferença entre o peso do peso e o peso do peso mais o peso do macaco.
Qual é o comprimento da corda?




3. TESTE:


A) _______________________________________________
B) _______________________________________________
Por favor, colabore na aplicação deste teste, não fazendo perguntas ou comentários, e mantendo o máximo silêncio até o final.
1. Leia tudo com muita atenção antes de executar qualquer tarefa, mas trabalhe o mais rápido possível. Use apenas caneta azul ou preta.
2. Escreva o seu nome na linha A) acima.
3. Escreva a data de hoje na linha B) acima.
4. Faça um retângulo envolvendo a palavra "nome" da instrução 2.
5. Desenhe cinco quadradinhos de aproximadamente o,5cm de lado no canto esquerdo superior da folha.
6. Faça um "X" dentro de cada quadradinho.
7. Faça um "X" de uns 2cm de altura no canto direito superior da folha.
8. Desenhe um círculo em torno do "X" que acaba de fazer.
9. Desenhe um quadrado em torno da palavra "folha" da instrução nº 7.
10. Sublinhe os números pares ao lado: 4, 9, 12, 26, 71, 88, 123, 247, 400.
11. Levante a mão direita para indicar ao orientador que você terminou.
12. Agora que você acabou de ler tudo com atenção, execute apenas as instruções nº 2 e nº 12 e, em silêncio, sem levantar a mão, entregue a folha ao orientador. Obrigado.
Projeto Classes de Aceleração
2ª DE, 1998, (Norte I)
P.S. Professor! Você é criativo e deve ter materiais muito bons em seus arquivos. Procure-os e utilize-os para enriquecer suas aulas! Caso seja necessário adapte-os a faixa etária de seus alunos, ok?
Bom trabalho!

Um comentário:

Anônimo disse...

É VERDADE, A TENDÊNCIA DA GENTE É QUERER FAZER TUDO E RÁPIDO, APESAR DE NÃO DETERMINAR TEMPO. EU JÁ TERIA ERRADO LOGO DE INÍCIO. FANTÁSTICO
ABRAÇOS, parabéns.