Seja bem-vindo(a)!

Aproveite esta oportunidade para compartilharmos informações, textos, ideias e reflexões a respeito do processo de ensino e aprendizagem.
O conteúdo deste blog é direcionado a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições públicas e particulares de ensino, além de psicopedagogos, pais e interessados na prevenção contra problemas de aprendizagem.

Pense Nisso!


Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos
(Provérbio antigo)



sábado, 1 de agosto de 2009

VOLTA ÀS AULAS

O reinício das aulas no ano corrente tornou-se prejudicado devido a pandemia de Gripe Suína – Influenza A H1N1.
Em vários países, inclusive no Brasil, muitas pessoas já foram infectadas sendo que a maioria conseguiu a cura e, infelizmente, algumas chegaram ao óbito.
As informações estão disponíveis em todos os veículos de comunicação.
Tratando-se da volta às aulas provavelmente os alunos estarão bastante agitados, o que é compreensível.
Várias hipóteses para tanto agito podem ser levantadas:
- expectativa
- ansiedade
- medo
- angústia
- alegria
- saudade
- curiosidade
- liberdade
- dúvida
- preocupação
- vontade de contar e ouvir novidades
- tristeza (talvez tenha passado por momentos difíceis)
- sentimentos divididos entre ‘querer ir à escola’ e ‘querer continuar em férias’, etc.
Os professores não estarão agitados por terem mais controle sobre as emoções, claro, porém retornarão com os mesmos sentimentos e mais, aflitos pela possibilidade de se depararem com resultados diferentes do esperado em relação ao que foi aplicado e avaliado.
Diante desse quadro o ideal é SE PREPARAR tanto a partir da coletividade como individualmente, embora se saiba que o professor deve ESTAR SEMPRE PRONTO para enfrentar os desafios diários da sala de aula.
Há meios de se evitar problemas e consequentemente o estresse: Replanejamento e Planejamento. O primeiro verificando o que deu e o que não deu certo e reformulando conteúdos e metodologias reorganizando a prática docente. O segundo planejar novas propostas.

Sugestões:

1- No primeiro dia da volta às aulas não tenha receio de dialogar com os educandos, tome o tempo que for. Deixe que eles contem, perguntem, exponham seus pensamentos. Tire todas as dúvidas possíveis. Aprendam juntos. Eles terão muito a dizer. Motive-os para a próxima etapa. Realize dinâmicas de grupo de modo que possa ocorrer integração, harmonização no ambiente. Ofereça tranqüilidade. Evite cobranças de aprendizagem da leitura e escrita nesse primeiro momento.
2- Aproveite o assunto atual para elaborar e executar projetos e desenvolver o conteúdo em todas as disciplinas. Isso é possível. Use o poder criativo. Os alunos aprenderão muito.
3- Renove a prática pedagógica. Faça dela algo estimulante para a aprendizagem.
4- Pais, professores, diretores, funcionários, alunos (esses conforme as condições) devem procurar compreender tudo ao redor de todos e de si facilitando o convívio nos grupos: social, escolar, familiar, e o aprender dos que estão em formação.
5 “DEPENDE DE NÓS”!


BOM TRABALHO A TODOS!
Noêmia A. Lourenço

4 comentários:

krika disse...

Noêmia, interessante suas postagens voltadas as reuniões e reflexões... Farei propaganda...
Apareça no linguagemeafins.blogspot.com para uma visita.
Aproveite e traga o selinho CATIVA-ME para cá e tb a CORRENTE DIDÁTICA.Este último tem umas regrinhas, vc encontrará tudo explicadinho, no lado esquerdo,logo no início do blog.

krika disse...

Olá, gostei de suas postagens , e estou divulgando seu blog lá no meu,passe lá: linguagemeafins.blogspot.com
Aproveite e pegue o selinho CATIVA-ME e a CORRENTE DIDÁTICA. Estão do lado esquerdo,no imício. Este segundo tem regrinha,ok?

aprender e sonhar disse...

oi,vim ver seu blog por indicação da minha amiga krika,adorei muito bom seu espaço estarei sempre por aqui,gostei do texto.Um abraço !!Venha conhcer meu blog é simples mais feito com carinho.

krika disse...

Obrigada pela visita Noêmia. Acho muito importante blogs como o seu, que tb dá sugestões na área pedagógica.Fiz uma postagem divulgando, vc viu?
Acabo de colocar lá uma listinha para consulta sobre a gripe A. Se vc tiver algo interessante,no âmbito didático, tipo leituras informativas,seria bom.