Seja bem-vindo(a)!

Aproveite esta oportunidade para compartilharmos informações, textos, ideias e reflexões a respeito do processo de ensino e aprendizagem.
O conteúdo deste blog é direcionado a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições públicas e particulares de ensino, além de psicopedagogos, pais e interessados na prevenção contra problemas de aprendizagem.

Pense Nisso!


Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos
(Provérbio antigo)

http://www.meusrecados.com/frases_proverbios.php">MeusRecados.com - Frases de Provérbios para Orkut


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DIA DA CRIANÇA



12 de outubro

Dia da Criança foi criado por decreto do presidente Artur Bernardes

Heidi Strecker*

Especial para Página 3 Pedagogia & Comunicação



O Dia da Criança foi criado oficialmente no Brasil por um decreto do presidente Artur Bernardes, em 1924. Mas só muito depois, na década de 1960, a idéia emplacou de verdade.
A fábrica Johnson & Johnson criou a Semana do Bebê Robusto e a Estrela, fábrica de brinquedos, resolveu aderir. Promoveram a Semana da Criança, em torno da data que já existia. Foi assim que o Dia da Criança passou a ser comemorado a 12 de outubro. As vendas aumentaram muito!
Hoje é costume comemorar o Dia da Criança com brincadeiras, passeios, presentinhos e muito carinho. Toda criança merece. Aliás, em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) elaborou um documento registrando os direitos das crianças de todo o mundo. E estipulou o dia 20 de novembro como dia universal da criança.
Mas que direitos têm as crianças? Direito de brincar, de ter uma casa, de ter saúde, de se alimentar. Direito de ter uma família e receber amor. Direito de estudar. Direito de não sofrer nenhum abuso ou violência. Todas as crianças deveriam ter seus direitos respeitados!
Muitos países têm suas próprias datas para comemorar o Dia da Criança. Na Turquia é o dia 23 de abril, em Portugal é o dia 1º de junho e na Índia é o dia 15 de novembro.
E, no Japão, acontece uma coisa curiosa! Os meninos comemoram o dia do menino dia 5 de maio. As famílias que têm meninos penduram faixas coloridas em forma de carpas na janela. As carpas simbolizam a força e o sucesso. As meninas comemoram o dia da menina em 3 de março. É quando se realiza o Festival das Bonecas. As famílias costumam colocar cartazes com bonecas em casa.
Mas não importa o dia ou o lugar. Criança é criança do mesmo jeito. Viva o Dia da Criança!

*Heidi Strecker é filósofa e educadora.





Fonte:

www.uol.com.br

(http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u28.jhtm


2 comentários:

evanir disse...

Deixe tudo de lado por uns instantes durante o Dia, quantas vezes puder,e pense nELE de todo coração, Esteja de fato com Deus. E sentiras a paz no seu coração. Um abençoado Final de semana . Beijos carinhosos ,Evanir.Agradeço de coração todo seu carinho por mim ,pois aos 60 sabemos quando somos amadas de verdade
www.fonte-amor.zip.net
Seguindo seu blog ,pois ele é um primor .

Profa. Silvia disse...

Que belo trabalho desenvolve aqui! Nós da EMEI Cartola - http://emeicartola.blogspot.com temos um presente pra vc, um selo em comemoração ao dia dos professores la no blog. Espero que também possa visitar meu blog Pro Plugada, abraços