Seja bem-vindo(a)!

Aproveite esta oportunidade para compartilharmos informações, textos, ideias e reflexões a respeito do processo de ensino e aprendizagem.
O conteúdo deste blog é direcionado a professores, coordenadores pedagógicos e diretores de instituições públicas e particulares de ensino, além de psicopedagogos, pais e interessados na prevenção contra problemas de aprendizagem.

Pense Nisso!


Nada está no intelecto que não tenha passado antes pelos sentidos
(Provérbio antigo)

http://www.meusrecados.com/frases_proverbios.php">MeusRecados.com - Frases de Provérbios para Orkut


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUEM SERÃO OS NOSSOS ALUNOS EM 2010?

Olá, amigos!

Espero que tenham passado muito bem as festas, especialmente com saúde.



Retomo as atividades aqui no blog de uma maneira simples, porém muito significativa.



Quero com essa primeira postagem compartilhar uma reflexão que está fazendo parte dos meus pensamentos desde o Natal, precisamente a noite do dia 24 de dezembro de 2009.



Fui com minha família comemorar a chegada do Natal em casa de familiares no bairro do Cambuci, São Paulo, capital.



Durante o percurso notei que havia muitos moradores de rua embaixo de pontes e portas de estabelecimentos comerciais. Em alguns locais estavam famílias inteiras. Muitas crianças.



Comentei com meus acompanhantes: Gente! Parece que aumentou o número de desabrigados nas ruas!



Comparei com anos anteriores.



Amigos, confesso que nunca vi em noite de véspera de Natal tanta gente desamparada, abandonada. Nunca vi grande número de famílias e crianças morando nas ruas nessa época do ano.



Continuando minhas reflexões pensei e disse: “Imaginem essas crianças na escola, aliás será que elas freqüentam escola?”



A partir das minhas observações não pude evitar o convite: Reflitam comigo!



Quem serão nossos alunos em 2010?



Vamos “tentar enumerar todas as possibilidades”:



1. Teremos alunos que, Graças a Deus, receberam muitos presentes e puderam se alimentar em mesa farta junto às suas famílias;



2. Teremos alunos que, Graças a Deus, receberam poucos presentes e se alimentaram, apesar de a mesa ter sido simples, mas junto a família não importa o tamanho da Ceia de Natal, não é verdade?



3. Teremos alunos que não receberam presentes, não comeram panetone e nem o famoso peru, comeram arroz e feijão, Graças a Deus, mas estava no aconchego familiar, foi válido;



4. Teremos alunos que, apesar de estar compartilhando alegria entre familiares e estarem ao menos usando roupas novas, perderam entes queridos ou vivenciaram alguma situação desastrosa, as enchentes, por exemplo;



5. Teremos alunos que, Graças a Deus, “não sofrem” mas conhecem “sofredores”;



6. Teremos alunos que, infelizmente: não receberam presentes, não ganharam roupas novas, não se alimentaram, não estiveram em família, perderam o pouco que tinham durante as enchentes, estiveram (estão) com suas famílias embaixo das pontes etc., etc., etc..




É óbvio que diante do grande número de pessoas no mundo, principalmente em nossa sociedade existem possibilidades de recebermos em nossas escolas alunos trazendo bagagens boas e ruins, porém jamais vazias.



Talvez eu não consiga enumerar todas como sugeri anteriormente, haja vista que sugeri a tentativa.



Todavia, o rol exposto torna possível nos conscientizarmos sobre a necessidade de olhar nossos estudantes de maneira especial antes de elaborarmos planos, projetos, enfim. Exigências a parte. Flexibilidade sempre, caso queiramos um ano letivo de sucesso. Não somos responsáveis por tudo, mas na escola e na sala de aula........



Além de tudo, a mídia nos tem apresentado sérios problemas pelos quais muitas pessoas estão passando, e tem comentado muito acerca do ano de 2012, chamando-nos a atenção para as profecias. Esse importante detalhe faz com que nossas crianças se tornem inseguras, medrosas, preocupadas, aflitas, ansiosas, agitadas etc.



Umas manifestam tais sentimentos através da indisciplina, outras se calam e todas precisam ser ouvidas de alguma forma, seja pelo olhar, pela audição ou ainda e acima de tudo pela compreensão. As que se calam exigem cuidado especial.



Então, professor, professora, diretor, diretora, coordenador e coordenadora pedagógicos, funcionários escolares, ATENÇÃO!



Estejam prontos para receber TODOS os alunos.



Desejo aos educadores um excelente ano letivo e lembrem-se: se precisarem de auxílio estarei atendendo-os com muita satisfação. Entrem em contato.



Coloco-me à disposição também das famílias.



Espero contribuir melhor do que o fiz em 2009.



Aproveitem bem as férias, ainda que na medida do possível e jamais percam a esperança.







Grande abraço de FELIZ ANO NOVO, FELIZ 2010!







Noêmia A. Lourenço




























Um comentário:

EternoAprendiz disse...

Noêmia,
Sou tua seguidora, mas acredito que estou comentando no teu blog pela primeira vez. Menina acho que me perdi, pois só sigo Blog que me interessa e não estava passando por aqui??? Preciso me organizar melhor nesse mundo da blogosfera. Hoje tirei o atraso e coloquei em dia várias postagens, cada uma melhor. Essa então! Meu Deus!Como está boa!!! Aqui no interior da Bahia não temos muitos alunos com problemas na aprendizagem, se comparado as cidades grandes, mas já comecei minha reflexão.
Como meu Blog é visitado por colegas meus daqui, quero pedir autorização para postar algumas coisas suas, pois tenho certeza que ajudarão muitos aqui. Nem preciso dizer que estarei dando os devidos créditos. Visite meu Blog e traga meu award e o selinho de seguidor pra postar aqui.
Beijos!!!
Telva Tanajura